Close Menu

Busque por Palavra Chave

Papo Justo | E agora, José?

Por: Diego Barbiero
31/10/2018 11:22
Tamanho da fonte: A A

Bom. As eleições findaram e já temos o nome dos próximos chefes do Poder Executivo: Jair Messias Bolsonaro é o nosso Presidente da República; Carlos Moisés da Silva o Governador do nosso Estado de Santa Catarina.

A partir do dia 1ª de janeiro serão eles que administrarão nossa Pátria e nosso Estado.

Friso o uso da primeira pessoa do plural (nosso) justamente porque o resultado (a eleição) derivou de um processo amplamente democrático.

Mesmo em meio a tantas indagações sobre a confiabilidade das urnas (que tentamos responder, uma a uma, demonstrando a segurança do equipamento), à disseminação de notícias falsas, a ataques pessoais entre os candidatos, o resultado está aí – e reflete, sim, o anseio da maioria da população.

E agora?

Agora cabe esperar que, “de cima”, venham boas atitudes pautadas em ideais democráticos e na busca do bem comum. E, “de baixo”, comportamentos que indiquem, de uma vez por todas, que o povo brasileiro aspira viver em um país mais seguro e honesto. De nada adianta tentar fazer o certo aqui se o exemplo de lá desestimula; de igual forma, a recíproca se torna verdadeira.

E, como cidadãos desta Pátria e deste Estado, cabe-nos, além de parabenizar os eleitos Jair Messias Bolsonaro e Carlos Moisés da Silva pela vitória democrática, acompanhar, com acuidade, os rumos que trilharão na administração pública.

Afinal, todos nós temos o poder – e o dever – de fiscalizar o bom desempenho de nossa governança.

Que venham, de cima, dias melhores! Mas, se não vierem, que nós, de baixo, nunca nos esquecemos que nenhum indivíduo isoladamente considerado é maior que nossa nação.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro